Política da Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista COR LGBTQIA+ é uma publicação acadêmica semestral vinculada à linha de pesquisa de gêneros e sexualidades na Universidade Federal do Paraná. Sua missão é a difusão de trabalhos acadêmicos voltados às áreas de Políticas Públicas, Direito, Gênero e Sexualidades, bem como de pesquisas interdisciplinares.

Revista COR LGBTQIA + es una publicación académica semestral vinculada a la línea de investigación sobre géneros y sexualidades de la Universidad Federal de Paraná. Su misión es difundir trabajos académicos en las áreas de Políticas Públicas, Derecho, Género y Sexualidades, así como investigaciones interdisciplinarias.

POLÍTICA DE SEÇÃO

Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em algum desses gêneros textuais:

ENSAIOS

Este espaço se destina a publicação de textos com formato mais livre e flexível, textos que expõem ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva.

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Este espaço se destina a publicação de artigos científicos, seguindo as normas da ABNT. A revista aceita artigos nos idiomas português e espanhol. Estes devem ter caráter inédito e original, e devem atender ao escopo da publicação.

ENTREVISTAS

Esta seção publica entrevistas inéditas, conversas e diálogos, que possuam relevância dentro da militância LGBTQIA+. As entrevistas devem seguir as normas básicas da ABNT, permitindo-se correções gramaticais e de concordância na redação/transcrição. Serão aceitas também entrevistas gravadas em áudio ou vídeo, contanto que enviada a transcrição das falas.

ROTAS

Proposições de ações e intervenções artísticas, políticas e/ou pedagógicas que possam ter potencial multiplicador.

INDICAÇÕES

Sugestões a análises dessas sugestões para os vários sentidos: leituras, vídeos, filmes, ações políticas, músicas, receitas.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA OU TESTEMUNHOS

Narrativas coletivas e/ou individuais de instituições, coletivos e/ou grupos sobre determinadas experiências de subjetivação ou de organização de demandas de (r)existência.

TRABALHOS ARTÍSTICOS

Trata-se de seção dedicada a divulgar produções artísticas, literárias e culturais que retratam, exploram e extrapolam imageticamente temas e pautas dentro do escopo gênero e sexualidades. São aceitos trabalhos em imagem png., jpg., textos em formato docx., vídeos ou áudios.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os artigos submetidos à Revista COR LGBTQIA+ passam por processo de dupla avaliação anônima por pares (double blind review), realizada por dois pareceristas em média entre 60 e 120 dias após sua submissão. 

A Revista conta com um corpo permanente de pareceristas, membros de universidades brasileiras e internacionais. Os pareceristas podem considerar o artigo apto (e mesmo assim realizarem sugestões), com correções obrigatórias (que serão enviadas para o autor e retornadas para o parecerista para conferência) ou recusar a publicação. 

Para tornar-se apto para publicação o artigo não pode ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas poderá ser publicado artigo cujo parecer do avaliador requeira correções obrigatórias. 

A Revista contém, em suas publicações, 1 ⁄ 3 de trabalhos de convidados ou convidadas. Estes são avaliados pela Curadoria responsável pela publicação, que analisa a pertinência temática com o foco e escopo da Revista e regras formais de publicação. 

Retorno aos autores: Após a avaliação, os artigos retornam aos autores ou autoras para ciência e eventuais correções. Após feitas as correções, há duas conferências, uma feita pelo parecerista e outra pela comissão executiva, para a efetiva certificação que as correções solicitadas foram realizadas.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

POLÍTICA DE ÉTICA

A Revista COR LGBTQIA+ se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados.

Espera-se de todas as partes envolvidas na publicação – autoras/es, editoras/es e avaliadoras/es – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

AUTORAS E AUTORES

As autoras e autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos experimentos. Afirmações dotadas de fraude ou imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável. Igualmente, submeter o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo também constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Autoras e autores não devem submeter artigos que descrevam substancialmente a mesma pesquisa para mais de um jornal. A autora ou o autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

EDITORAS E EDITORES

As editoras e os editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico. Um editor não deve utilizar informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso da autora ou do autor. Editoras e editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um trabalho submetido ou publicado.

AVALIADORAS E AVALIADORES

Cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial. Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas confidenciais e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal. Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, observações devem ser formuladas de forma acessível, com argumentos que as sustentem, de forma que as autoras e os autores possam utilizá-las para aprimorar seus artigos. Se um revisor ou uma revisora selecionado/a sentir-se não qualificado/a para realizar a avaliação ou souber que não poderá realizá-la, deve comunicar prontamente ao editor e à editora. Avaliadores e avaliadoras não devem aceitar analisar manuscritos com os quais possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas, ou relações de outro caráter.

O respeito à diversidade é o mote principal da Revista, assim, não serão aceitos quaisquer trabalhos que reproduzam preconceitos ou violências aos grupos vulneráveis.